22 de janeiro de 2014

TOP 5: Músicas que embalaram Copas do Mundo pela história

Por: Vai Pra Galera

RickyMartin6

Com a Copa do Mundo se aproximando – faltam menos de cinco meses para o pontapé inicial – o Torcida POP passará a olhar mais para a maior competição do planeta. Entre curiosidades e listas, a ideia é trazer ao torcedor não apenas o que acontece dentro de campo, mas relembrar os fatos que fizeram com que a Copa, que acontecerá no Brasil em 2014, se tornasse o fenômeno que é. E um destes componentes são as trilhas sonoras – desde 1962, o Mundial tem uma ou mais músicas oficiais, cantadas em inglês, francês, espanhol, italiano e até mesmo polonês. E um TOP 5 relembrando algumas das canções mais marcantes será feito aqui, para você:


5. El Rock Del Mundial – Los Ramblers (1962)

A primeira canção oficial de uma Copa do Mundo teve como intérpretes um famoso grupo chileno, o Los Ramblers. A banda de jazz e rock ganhou a missão de cantar após o presidente do Comitê Organizador da Copa ter a ideia de uma música temática. Nasceu assim o “Rock do Mundial”, composto por Jorge Rojas. A canção fez bastante sucesso, com a banda vendendo 17 mil cópias nos primeiros 15 dias – o recorde do país era de 33 mil discos, no mesmo período. A ideia foi tão boa que acabou repetida em todos os outros mundiais, e por isso a canção chilena integra essa lista.


4. El Mundial – Placido Domingo (1982)

Duas décadas após o Mundial chileno, a Copa do Mundo chegou à Espanha. E a música teve uma cara bem diferente da ideia sul-americana. Coube ao tenor madrilenho Placido Domingo a missão de, em uma canção clássica e refletindo bem a cultura espanhola, celebrar a luz do sol do verão no país ibérico, e convidando os jogadores de todo o mundo a aproveitarem um festival do futebol. Infelizmente, até o italiano Paolo Rossi acabou convidado, e a Seleção Brasileira acabou não guardando boas lembranças da Copa em solo espanhol.


3. Gloryland – Daryl Hall (1994)

A canção “Gloryland” surgiu como uma música instrumental, se tornando o hino não-oficial da Copa do Mundo de 2014, disputada nos Estados Unidos. Para o Mundial, coube ao cantor Daryl Hall a missão de interpretar a música com letras – a canção apareceu no álbum oficial da FIFA (também chamado de Gloryland), com o título “Soccer Rocks the Globe”. A versão, bastante patriótica, foi acompanhada pela banda Sounds of Blackness, e fez relativo sucesso. Não tanto quanto as próximas duas músicas desta pequena relação…


2. La Copa de La Vida – Ricky Martin (1998)

Chegou enfim o momento em que a canção oficial da Copa do Mundo se tornaria um sucesso em todo o planeta. Se antes as músicas da competição tinham passado por rocks, versões clássicas e patrióticas, coube ao portorriquenho Ricky Martin a missão de deixar o negócio mais carnavalesco. Apitos, metais e uma canção completamente acelerada, que grudou na cabeça dos torcedores e encabeçou as paradas de sucesso em vários países, incluindo a sede França. O sucesso foi tamanho que, 16 anos depois, ainda é fácil lembrar da música – e ela, infamemente, integra a lista de quase todos os videokês disponíveis.


1. Waka Waka – Shakira (2010)

A escolha da colombiana Shakira para interpretar a música oficial do mundial sul-africano causou controvérsia, pois algumas pessoas sugeriram que a canção deveria ter um artista do continente como destaque. No entanto, seguindo a linha da música de Ricky Martin, também grudenta e dançante, “Waka Waka” vendeu quatro milhões de cópias pelo planeta, refletindo o crescimento da Copa como não apenas um grande campeonato de futebol, mas de um evento de múltiplas facetas e enorme proporção. Espera-se que a música da Copa de 2014 mantenha a mesma linha, fazendo com que a Fifa valorize ainda mais seu maior produto.